DICYSTECH

Seminário Espanhol
Seminário Espanhol


A Politeknika Txorierri conduziu um seminário piloto de lançamento do projeto no contexto do evento organizado pelo TKNIKA, o Centro Basco de Inovação, sobre Digitalização e as suas aplicações no Ensino Vocacional (VET). O evento contou com trinta e quatro participantes, sendo quatro afetos ao TKNIKA, dois da CASPHE, uma Associação de faculdades e institutos de Ensino Superior Profissional da República Checa, e vinte e oito oriundos de dezessete centros Ensino Superior/VET da Região Basca.

A Politeknika Txorierri teve a oportunidade de divulgar e partilhar o Curso de Formação DICYSTECH, o HUB de Laboratórios Virtuais e um mini workshop sobre a abordagem metodológica DICYSTECH para funcionários. O evento teve como objetivo encorajar outros professores e centros de formação a testar o material connosco, para posteriormente o incorporarem nos seus respetivos programas de formação para HVET e CVET.

Anabel Menica apresentou o projeto, realçando as necessidades e desafios enfrentados, o novo cenário cibernético industrial e sectorial, os seus objetivos e parceiros, o impacto esperado e os produtos piloto a desenvolver. Os participantes também tiveram oportunidade de conhecer o sítio Web do projeto, onde se podem inscrever automaticamente para aceder ao Curso de Formação.

Jokin Goioaga apresentou o Curso de Formação Piloto, a sua estrutura e a metodologia a ser aplicada. Apresentou ainda a plataforma Moodle utilizada pela parceria para a formação, os questionários e alguns dos casos utilizados. Em seguida, Jokin falou sobre os Laboratórios Virtuais de Cibersegurança, partilhou a arquitetura do Cybersecurity Labs e as suas regras. Na sessão, realçou também os desafios/cenários desenvolvidos até ao momento e que serão utilizados para partilhar experiências de aprendizagem "hands-on" aos nossos alunos. De seguida, os participantes foram convidados a percorrer o material e a discutir sobre o período e os cursos em este material poderá ser utilizado com os seus alunos.